May 11, 2007

Não, porque eu não gosto de obedecer!

O Rui Sousa disse:

"Argumentos ( que justificam esta resposta ):
- Porque nem sempre temos as mesmas opiniões, e eu apesar de respeitar a dos meus pais, valorizo muito a minha.
- Não gosto de obedecer, porque apesar de os meus pais me adorarem, nem sempre estão certos.
- Normalmente não obedeço porque sou rebelde e também tenho que marcar posição.
- Não gosto de obedecer, porque é bom para mim. Põe-me de castigo, e mandam-me para o quarto. Assim posso jogar Playstation 2 sem me preocupar com as horas.
- Detesto quando me estão sempre a controlar, também quero o meu espaço.
- Não sabem nada da vida! A vida é uma dádiva que nos foi dada e por isso temos que a aproveitar!
- Não obedeço, porque é esse o meu feitio.
- É giro ver a cara dos meus pais quando não lhes obedeço!"

6 comments:

Os aprendizes said...

O Rui deixou aqui bem provada a sua capacidade argumentativa. Foi claro e directo, explorando as «vantagens» do castigo, mas também a importância de ter opinião própria, de marcar posição e de ter «espaço».
Apresentou o espírito de «rebeldia» característico da adolescência sendo absolutamente fiel ao desafio que lhe tinha sido lançado.

Renato Martins said...

muito interessante este projecto. Não é para continuar?

Anonymous said...

Foi fiel e claro, mas não foi racional nem aproveitou o seu 'tempo de antena' para desenvolver de uma forma positiva este tema tão simples e directo, que no entanto suscita tanta raiva e discordância entre os que se apelidam de 'adolescentes' ou 'rebeldes'.
Reclamar que, por vezes são injustos, sim, claro, tal como é injusto reclamar de pessoas que, ao contrário das outras, se esforçam para poderes ter uma casa, comida, e um certo amor apenas disponível através dessas pessoas. Isto não querendo ser sentimental nem exagerado. Mas se afirmasses que eles te tratam mal, que nem sequer te ouviam, ai talvez pudesse concordar. No entanto, afirmas que tu próprio não obedeces porque é bom para ti. Mas o que tem de bom uma Playstation2 ?! É lógico, ao jogares playstation2, serás mais inteligente, e no futuro, terás mais preparação, depois de muito jogo, para provares aos teus pais que estavas certo, que em vez de leres, apostares em alguma actividade cultural, jogaste, e que os seus benefícios foram tão grandes que te tornaste numa pessoa mais madura, mais mentalmente preparada, que est+á pronta para enfrentar os desafios desta vida, que tu apregoas que tem de ser aproveitada? Claro que tem de ser aproveitada! Mas aproveitas-a quando for a altura certa, não no meio do teu percurso escolar, mas na altura adequada. Ai sim, quando tiveres uma visão mais realista desta dura vida, poderás agradecer aos teus pais pelo esforço que fizeram ao proporcionarem-te esta vida, uma vída dem que podes estudar, pois caso não saibas, também exitem crianças que, ao contrário de ti, desobedecem aos pais, não para jogarem playstation2, mas para poderem ir para a escola, em vez de trabalharem para sustentar a familia. E agradece também pelo facto de te darem um quarto, uma casa de banho, uma cozinha, pois espaço não te falta, apenas te falta uma certa humildade e respeito, que, apesar do adolescente (tal como tu) que sou, sempre conservei, e nunca, nem mesmo num questionario com um objectivo filosófico, atentaria contra o que os meus pais me proprcionam. Esforça-te mais, em termos filosóficos e éticos, que chegarás lá com certeza, pois talento para falar não te falta.
Um colega teu (e conhecido, não direi quem!) que se esforça para manter nas pessoas uma mentalidade reflexiva e aberta, mesmo que não demonstre nos seus actos, nem nas suas expressões, querer uma coisa tão simples, que pessoas com uma filosofia de vida corrosiva e anti-democrática se esforçam para destruir: Uma comunidade direccionada para o bem e para a evolução.

Anonymous said...

E peço também desculpa pelo meu atraso na participação neste blog, que penso que seria um excelente meio de divulgação do que se faz em termos de filosofia nestes dias!

Anonymous said...

Por fim, esforcem-se em diversificar os vossos hobbies noutras actividades mais estimulantes e artísticamente importantes, como apreciar a pintura, outros tipos de música (não serão chatos os estilos de musica com um ritmo extremamente repetitivo para pessoas que dispôem de musica intelectualmente mais exigente??), literatura (não a literatura cor-de-rosa nem a literatura leve, histórias cujo desfecho é dificilmente previsivel, e que nos obrigam a reflectir sobre o que rodeia as personagens e também o que nos rodeia)... As coisas estão cá, basta escolher e aprender!

Anonymous said...

ola!adorei intensamente o vosso fórum!
Deem uma olhada tambemno meu sitio online em http://www.videospoker.pokersemdeposito.com/
, sobre jogos de cartas gratis!
Fiquem bem